terça-feira, 3 de junho de 2008

Tendências das Décadas (mulheres)

As mulheres, na maioria, são mais consumistas que os homem, elas querem sempre estar na moda e se sentem bem quando se vestem bem.

Esse consumo excessivo se baseia em anos atrás.
Anos 20 → Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das melindrosas - mulheres modernas da época, que freqüentavam os salões e traduziam em seu comportamento e modo de vestir o espírito da também chamada Era do Jazz, tinha como característica, os trajes ousados.

Anos 30 → Diferentemente dos anos 20, que havia destruído as formas femininas, os 30 redescobriram as formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem grandes ousadias.As saias ficaram longas e os cabelos começaram a crescer. Os vestidos eram justos e retos, além de possuírem uma pequena capa ou um bolero, também bastante usado na época. Em tempos de crise, materiais mais baratos passaram a ser usados em vestidos de noite, como o algodão e a casimira.

Anos 40 → A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. Roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios. Mulheres “tiveram” de reformar suas roupas e utilizar materiais alternativos na época, como a viscose, o raiom e as fibras sintéticas. Mesmo depois da guerra, essas habilidades continuaram sendo muito importantes para a consumidora média que queria estar na moda, mas não tinha recursos para isso.

Anos 50 →Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias.
As mulheres da época queriam Glamour, feminilidade e luxo.

Anos 60 → Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Surgiu a geração beat, que começou a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.

Anos 70 → estilo Hippie

Anos 80 → Roupas muito apertadas ou muito largas, extremo.

Anos 90 → Arte corporal, como tatuagem e piercing. No Brasil e grande maioria do mundo, a moda da cintura para cima (acima do umbigo do sexo feminino), usada especialmente das meninas e jovens, começa a sair de moda depois de 1996, dando lugar as calças ou shorts que mostram barriga e umbigo. Só depois de 2000, as mulheres adultas começam a adotar a nova moda.
Através dessas ‘tendências’ podemos perceber, como a suociedade sempre se deixou influenciar por modismos e não preservando os seus valores.

Nenhum comentário: